Você se inscreveu com sucesso em Umanni
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Umanni
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
O que é uma Meta SMART?

O que é uma Meta SMART?

Catarina Di Rienzo

As metas SMART proporcionam objetividade, clareza, foco e motivação para alcançar resultados. O que encoraja líderes e colaboradores para que estejam alinhados entre si e a organização. Esta meta é  associada à metodologia Management by Objectives (MBO), criada em 1954 por Peter Drucker, e inicialmente publicada por George Doran no artigo de 1981. Vamos explorar neste glossário um pouco mais sobre as metas SMART.

SMART é um acrônimo que descreve cinco ações que devem orientar a definição de metas, sendo elas:

S: Specific (específico)

Escreva primeiramente o que você quer fazer. Uma boa maneira de garantir uma descrição específica da meta é validá-lo com algumas perguntas:

  • O que - O que deve ser alcançado?
  • Quem - Quem é responsável pela execução? Preciso de outras pessoas?
  • Onde - Será necessário deslocamento físico?
  • Quais- Quais os obstáculos e requisitos esperados?

M: Measurable (mensurável)

Como você definirá se atingiu seu objetivo? Ele precisa de uma métrica claramente definida que você deverá adotar antes mesmo do início da execução da meta. Na Umanni, também recomendamos o uso de uma escala com descritivo de cada atingimento. Dessa forma, é fácil delimitar o quanto foi alcançado em cada meta. Essa ação engaja colaboradores, pois, metas mensuráveis permitem autonomia e protagonismo dos participantes.

A: Achievable (atingível)

Certifique-se de definir uma meta desafiadora e que seja capaz de alcançar. Evite objetivos inalcançáveis, pois eles podem te desestimular, e assim é mais difícil obter sucesso. Por exemplo, muitas pessoas adorariam ganhar um Prêmio Nobel da Paz, mas é algo inalcançável para a maioria. Logo, foque em metas que sejam realisticamente possíveis dentro do prazo estipulado.

R: Relevant (relevante)

Cada meta SMART deve estar relacionada com suas atribuições bem como os desafios propostos para o seu cargo. Além de ter relevância em relação à sua missão dentro da organização.  Idealmente ela também deve levar em conta quais os esforços necessários, bem como habilidades técnicas e comportamentais necessárias para que sua execução seja bem sucedida.

T:Time-Based  (Temporal)

É fundamental que a meta seja temporal, ou seja, com delimitações de datas para seu início e conclusão. Esse fator é relevante para programar calendário de trabalho, planejamento e verificar urgências e prioridades. No Umanni metas você também pode estabelecer prazos de acompanhamento periódico dos resultados. Ou elaborar escalas com parâmetros baseados em prazo. Por por exemplo, em uma meta Realizar Pesquisa de Clima Anual, é possível criar uma descrição temporal da escala, sendo 4 a melhor e 1 a pior, da seguinte maneira:

1- Entrega após dezembro

2- Conclusão até Outubro

3- Conclusão até Agosto

4- Conclusão até Julho

Dessa forma, fica claro e transparente os parâmetros o qual a meta será avaliada.

Com os objetivos SMART, você pode definir os parâmetros que distinguem o que é uma meta. O passo a passo é simples e funcional. Entendemos que clareza é uma etapa fundamental para obter o resultado desejado. Quer entender como colocar esses critérios em um software com automação? Marque uma demonstração.