Você se inscreveu com sucesso em Umanni
Ótimo! Em seguida, finalize a compra para ter acesso completo a Umanni
Bem vindo de volta! Você fez login com sucesso.
Sucesso! Sua conta está totalmente ativada, agora você tem acesso a todo o conteúdo.
Sucesso! Suas informações de cobrança são atualizadas.
Falha na atualização das informações de faturamento.
O que é o People Analytics e como ele auxilia o RH na tomada de decisão estratégica?

O que é o People Analytics e como ele auxilia o RH na tomada de decisão estratégica?

Catarina Di Rienzo

Se você trabalha com o setor de RH com certeza já ouviu falar de People Analytics, mas o quê é isso? Este termo é referente a um método utilizado para analisar dados de processos de RH para melhorar a forma como você gerencia recursos humanos em sua organização.

Analytics, mais especificamente, é a ciência de interpretar dados. E people analytics é justamente aplicar esses métodos para apoiar os desafios de gestão de pessoas.

Na prática, o primeiro passo é mapear quais os desafios e objetivos estabelecidos para gestão de pessoas, alinhado aos desafios do seu negócio. Em seguida, escolha a melhor solução para coleta de dados de RH, recomendamos tecnologia e automação nesse processo. Com os dados em mãos, analise estrategicamente as informações obtidas. Por fim, trace suas conclusões e planos de ação baseado nos dados obtidos.

O People Analytics traz muitos benefícios a empresa, dentre eles, os que mais se destacam são:

1- Ações e resultados mensuráveis;

De acordo com Peter Drucker, escritor considerado o pai da gestão moderna, não é possível gerenciar o que não é mensurado. Logo, é fundamental ter acesso aos dados para ter visão clara e em tempo real dos processos de RH.

Você poderá verificar informações como, por exemplo, de gestão de performance, como resultado de metas, pesquisa de clima, feedbacks dentre outros. Dessa forma, a tomada de decisão ou política de consequência elaborada pela área de RH será baseada em dados e resultados mensuráveis, limitando o viés pessoal no processo de tomada de decisão.

2- Controle de Processos;

O setor de RH dialoga com vários subsistemas dentro da organização, exigindo muita flexibilidade para coordenar os mais diversos processos. Nesse aspecto, o People Analytics vai ajudar a empresa a ter visão e controlar de maneira mais simples e eficiente diversas tarefas. Essas informações estão interligadas num único sistema que fornecerá dados sólidos de maneira resumida.

3- Tomada de decisão baseada em dados;

O acesso a informações e dados apoiam o RH, líderes, equipes e colaboradores na tomada de decisão mais assertivas. A organização poderá gastar menos com contratações, demissões, treinamentos e falhas na produtividade.

4- Melhorias acarretadas pelo gerenciamento;

Com o People Analytics é possível identificar rapidamente gaps dos processos de trabalho e prevenir falhas como, por exemplo, no recrutamento e promoção ou demissão de  colaboradores. Isso ajuda a criar uma equipe consistente e reduz a rotatividade.

Assim, por último mas não menos importante, vem a consequência do gerenciamento e tomada de decisões, que gera redução de custos, melhora de produtividade e satisfação de clientes e colaboradores.

A descoberta, interpretação e comunicação de padrões significativos em dados é fundamental para a gestão de pessoas. Essa técnica ajuda a reconhecer os colaboradores de sua organização, além de ser uma ótima forma de conhecer e entender melhor os processos de RH. Mesmo o processo sendo desafiador os benefícios são amplos:

  • O People Analytics é uma excelente forma de ajudar o RH a ser cada vez mais estratégico; Apoia o desenvolvimento de equipes de alta performance;
  • Clientes mais satisfeitos;
  • Permite mitigar ineficiências;
  • Melhorar a performance do negócio;
  • A tomada de decisão de seus líderes será melhor embasada, informada e estratégica;

Para mais informações sobre essa ferramenta entre em contato conosco! Ficaremos felizes e ajudar.